Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história. A. Comte

segunda-feira, 13 de março de 2017

Exposição Especial - Bicentenário da Revolução Pernambucana


Bicentenário da Revolução Pernambucana ganha exposição especial

Mapa da Revolução e mais de 40 obras raras estão expostas no salão principal da BPE



Assessoria de Comunicação - 13/03/2017 18:19 - http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=3396


Ao som do Hino de Pernambuco, apresentado pelo flautista Djalma Caldino, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) deu início, na manhã desta segunda (13), à exposição “Bicentenário da Revolução Pernambucana 1817-2017”. A mostra homenageou o cinquentenário da obra Revoluções Pernambucanas, do artista plástico Corbiniano Lins, e lançou o Calendário Histórico Cultural 2017, que será entregue nas escolas da rede estadual. A exposição estará na BPE até o dia 31 de maio e a entrada é gratuita.
Durante a exposição, os visitantes vão ter acesso a um mapa interativo sobre a Revolução, onde é possível passear pelos principais fatos históricos. Os visitantes também vão encontrar uma réplica do mural de Corbiniano Lins, que retrata as revoluções pernambucanas de 1817, 1824 e 1848, exposta no hall de entrada da BPE. A grande riqueza da mostra está nas 40 obras raras expostas no salão principal, documentos que mostram detalhes dos acontecimentos que marcou o estado, como uma carta romântica escrita por Domingos Martins, além de documentos que descrevem as fardas dos oficiais na época da batalha.
Bastante emocionada, a gestora da BPE, Roberta Alcoforado, enalteceu o trabalho de pesquisa realizado por toda sua equipe. “Foi um trabalho incansável de toda a equipe. Na medida em que vamos descobrindo os documentos, é impossível não se emocionar. É um sentimento de pertencimento e de patriotismo e nativismo, pois esses arquivos são fontes primárias da nossa Revolução, um trabalho riquíssimo para todos nós pernambucanos”, fala.
Durante a abertura, a gestora da Escola Sylvio Rabello, Andreia Freitas, recebeu o primeiro exemplar do Calendário Histórico cultural 2017. O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, falou sobre a valorização da história do estado a partir da exposição. “Essa é realmente uma ideia brilhante, colocar à disposição do cidadão pernambucano informações e obras tão preciosas. Temos a obrigação, enquanto estado, de mostrar nossa história para que, no futuro, as próximas gerações também venham a conhecer a belíssima história de luta que Pernambuco passou”.

“Já ouvi falar sobre a Revolução, mas poder ter acesso a esses documentos é muito enriquecedor. Vi livros de mais de 100 anos e fiquei impressionado”, diz Michael Leonardo, 17 anos, estudante do 3º ano da Escola Sylvio Rabello. Também participaram da solenidade estudantes das escolas Sizenando Silveira e Liceu de Artes e Ofícios, como também gestores das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Recife Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2012 ESCOLA ESTADUAL SATURNINO DE BRITO | Todos os direitos reservados - Designed by Serpa